Quando você pedir a cotação, poderá escolher somente a básica ou optar por proteções adicionais. “A versão básica, por exemplo, dá direito ao reembolso no caso de incêndios, quedas de raios e explosões”, explica Neival Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Essa a cobertura geralmente é mais barata, mas dependendo da região onde você mora, pode ser suficiente para proteger o imóvel. Cobertura básica
Entenda melhor cada situação que pode ser reembolsada.
1. Incêndio: a seguradora paga a indenização somente quando o fogo se espalha pela casa, destruindo paredes e os imóveis que estão dentro da residência. Então, se um eletrodoméstico pegar fogo e as chamas não se espalharem para outros cômodos, você não poderá acionar o seguro.
2. Explosão: entram na cobertura as explosões causadas por gás de cozinha, panela de pressão, curto-circuito e qualquer uma que quebre parte do teto, paredes, chão etc.
3. Queda de raios: se um raio fez sua casa pegar fogo ou danificou a estrutura (parede, teto ou chão quebrados), você pode acionar o seguro. Porém, se o único prejuízo foi um aparelho que queimou, não haverá reembolso por este dano. Cobertura básica com proteção adicional
A região onde você mora tem muitos assaltos? A sua rua sofre com os alagamentos? Se você gostaria de aumentar a proteção da residência e evitar prejuízos, considere pedir proteções adicionais na cobertura básica. Mas não esqueça que o valor do seguro vai aumentar.
Veja alguns exemplos dos serviços que você pode contratar:
1. Roubo e furto: se a casa for roubada, o seguro pagará até 20% do valor total da indenização para você comprar novos bens. Por exemplo, se uma apólice reembolsa 200 mil reais em um incêndio, o seguro contra roubo e furto paga até 40 mil reais pelo que for levado. Essa quantia é definida em contrato.
2. Danos elétricos: problemas na fiação, eletrodomésticos queimados, raios que caíram perto da sua casa e perda total de eletrodomésticos são situações que têm cobertura da seguradora nesta categoria.
3. Vidros e espelhos: esse item reembolsa a quebra de vidros e espelhos, desde que estejam fixados em portas, janelas e outras divisórias. Mas verifique as condições com a seguradora antes de pagar por essa cobertura.
4. Alagamentos e inundações: danos causados por causa de chuvas ou por rompimento de reservatórios. Mas se você mora em uma região que sempre alaga, a seguradora pode se negar a cobrir a sua casa.
5. Impacto de veículos: ela é indicada para quem mora em ruas e avenidas movimentadas. Se um carro bater na sua casa, o seguro vai pagar pelo prejuízo da batida.