Um jeito fácil de começar a pensar em comprar um imóvel é pesquisando as melhores construtoras e incorporadoras. Para entender melhor, saiba que a construtora se responsabiliza apenas pela obra, enquanto a incorporadora gerencia todo o projeto – mas ambas fazem as vendas.
No caso do imóvel na planta, é visitando o estande que você se informa sobre valores, contrato e visita um modelo do apartamento decorado.
Se você gostar do modelo, o corretor fará uma simulação de pagamento para você. Provavelmente ele verá um financiamento pelo banco parceiro da construtora, que pode ser a Caixa ou não.
Já nos imóveis novos, você conhece o local pronto e consegue checar onde vai morar de fato. O corretor também poderá oferecer formas de pagamento se você se interessar pelo imóvel.
É importante lembrar que as construtoras normalmente não são responsáveis pelo financiamento. O mais comum é elas fazerem apenas a intermediação entre você e o banco, mas apenas o banco pode aprovar ou recusar a sua solicitação de financiamento.
Cuidados ao comprar um imóvel que está na planta ou ainda não está pronto
Se o imóvel que você vai comprar ainda não está pronto, é importante tomar alguns cuidados.
1. Verifique no contrato o prazo de entrega do imóvel e o prazo que a construtora pode eventualmente atrasar. É comum o corretor prometer um prazo, mas no contrato estar outro. O que vale é o que está no contrato que você está assinando.
2. Se você vai financiar, é feita uma pré-análise de crédito e, se aprovado, você começa a pagar as parcelas. Mas na entrega do imóvel é será feita nova análise de crédito. Ou seja, se você perder o emprego ou o banco mudar sua política de crédito, você pode não conseguir mais o financiamento do imóvel e terá de procurar outro banco ou cancelar a compra do imóvel – e poderá pagar multas por conta disso.
3. Verifique a condição financeira e idoneidade da construtora. Como o imóvel não está pronto, você vai começar a pagar sem ter o imóvel. E pode acontecer da construtora ter problemas financeiros e não entregar o imóvel.
4. É comum ter prestações mais altas na entrega das chaves. Olhe bem como é a programação de pagamento de todas as parcelas. Também preveja os gastos que você vai ter com a mudança, impostos e taxas de registro que precisará pagar quando receber o imóvel.