Conhecido como empréstimo com garantia de veículo, o refinanciamento de veículos é um tipo de crédito em que você dá o seu carro como garantia do pagamento. Com isso, os bancos conseguem oferecer condições atrativas, principalmente se comparadas às do empréstimo pessoal ou cheque especial, por exemplo. Assim, o cliente consegue pegar valores mais altos (até cerca de 90% de quanto vale o carro, de acordo com a tabela FIPE) para pagar em um prazo mais longo. Para conseguir refinanciar o seu veículo, é importante que ele esteja em seu nome e com toda a documentação em dia. Caso você tenha um carro que ainda não foi quitado e está precisando de dinheiro, saiba que também dá para refinanciar um veículo alienado. A diferença é que, com o carro alienado, parte do dinheiro emprestado será destinado a quitar o veículo.
É importante lembrar que como o carro foi dado para servir de garantia pelo empréstimo, essa deve ser uma decisão tomada com cuidado. Afinal, se você tiver problemas para pagar o empréstimo, o banco poderá leiloar o veículo.
Como contratar o refinanciamento de veículos
Para solicitar o refinanciamento de veículos em bancos físicos como Bradesco, Santander, Itaú, Caixa e Banco do Brasil, é necessário comparecer a uma agência e realizar a solicitação. Você passará por uma análise de crédito e após aprovado, você precisará reunir toda a documentação para dar entrada no contrato de refinanciamento. Os bancos digitais permitem a flexibilidade para que você possa realizar a solicitação e envio de documentação online, via app ou site. Vale ressaltar que não são todos os bancos digitais.